top of page

LITÍASE BILIAR

  • Foto do escritor: Dr. Adriano Sampaio
    Dr. Adriano Sampaio
  • 28 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

“Pedra na Vesícula”🧐


A “Pedra na Vesícula” é uma das doenças mais comumente tratadas por cirurgiões gerais. Cerca de 10-15% dos indivíduos terão pedras na vesícula ao longo de suas vidas, porém quase 80% deles serão assintomáticos. Os 20% restantes vão desenvolver sintomas da doença litiásica biliar e 1-4% apresentar-se-ão com complicações desta doença. 🤢Os pacientes SINTOMÁTICOS com pedra na vesícula devem ser tratados cirurgicamente – Colecistectomia Videolaparoscópica. Cirurgia minimamente invasiva, segura e eficaz (curativa) no tratamento desta doença.

Os sintomas específicos compreendem dor epigástrica ou no quadrante superior direito do abdome, cólicas biliares, desencadeadas por ingesta alimentar, náuseas e vômitos. 🤮

Como tratamos pacientes com pedra na vesícula e que não têm sintomas ?

Recomenda-se a retirada profilática (antes de causar sintomas específicos ou complicações) da vesícula biliar (Colecistectomia Profilática)?

💠Descobrir que tem pedras na vesícula pode causar estresse em grande parte dos pacientes, mesmo que assintomáticos.

💠A Colecistectomia Profilática, para prevenir a progressão da doença litiásica NÃO é indicada para a maioria dos pacientes.

A despeito de ser uma cirurgia comumente realizada e segura, a Colecistectomia Videolaparoscópica não é um procedimento isento de riscos. A conduta ideal nestes casos – operar, ou seguir com consultas e exames de imagem periódicos – deve ser discutida caso a caso, entre o paciente, familiares e um Cirurgião Especialista de sua confiança.


Confira esses e mais conteúdos no Instagram Dr. Adriano Sampaio


 
 
 

Comments


2.jpg
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Doctoralia
  • linktree

©2020 por Dr. Adriano Sampaio - Todos os direitos reservados

bottom of page